O Dia do Professor Geografia no Brasil é celebrado anualmente em 26 de junho.

26 de junho – Dia do Professor de Geografia

O Dia do Professor Geografia no Brasil é celebrado anualmente em 26 de junho.

A data foi estabelecida por ter sido a data quando foi promulgada a Lei nº. 6664 de 26 ‘e junho de 1979 que regulamentava a profissão. Com esta lei somente quem cursasse a Faculdade de Geografia poderia ser professor na área.

O professor de Geografia é responsável por apresentar o mundo nos seus aspectos físicos e políticos aos alunos. Para isso, se utiliza de mapas, textos, visitas a parques, filmes, etc. para despertar a curiosidade dos estudantes sobre a paisagem que os rodeiam.

26 de junho - Dia do Professor Geografia

Desta maneira, torna-se essencial que este profissional esteja sempre se atualizando, porque o mundo se transforma numa velocidade vertiginosa.
De acordo com os dados do Guia do Estudante três universidades se destacam no ensino de Geografia no país: a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

O professor de Geografia está sendo muito procurado. Atualmente, segundo dados do Ministério da Educação, o Brasil precisaria de cerca de 17.500 docentes dessa área para suprir o déficit.