05 de junho- Dia Mundial da Reciclagem

05 de junho- Dia Mundial da Reciclagem

O Dia Nacional da Reciclagem é celebrado anualmente em 5 de junho.

O objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância de coletar, separar e destinar os materiais recicláveis, como embalagens plásticas, cartões, peças eletrônicas, etc. A reciclagem é uma das alternativas que podemos usar para ajudar o meio ambiente a se regenerar e não se desgastar rapidamente.

05 de junho- Dia Mundial da Reciclagem

O Dia Nacional da Reciclagem foi criado oficialmente a partir da Lei nº 12.055, de 9 de outubro de 2009. O Dia Nacional da Reciclagem foi criado oficialmente a partir da Lei nº 12.055, de 9 de outubro de 2009.

A escolha desta data (5 de junho) é uma referência ao dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, desde 1972. Lembrando que neste mesmo dia também foi realizada a 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia.

Internacionalmente, o Dia Mundial da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. Esta data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Atividades para o Dia Nacional da Reciclagem

Atualmente, reciclar é matéria obrigatória na escola, mas muita gente ainda nem sabe em que consiste e várias prefeituras não tem capacidade para realizar a coleta seletiva. Por isso, que tal ajudar a sua comunidade?

Algumas sugestões:

Confeccionar brinquedos com materiais recicláveis

Organizar uma exposição sobre o significado dos 3R’s “erres” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)

Fazer uma exibição e organizar debates com curtas ambientais com temas sobre reciclagem

05 de junho- Dia Mundial da Reciclagem

Outras datas comemorativas

– O Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado também neste dia 05, começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

– O Dia da Ecologia é comemorado anualmente em 5 de junho. O principal objetivo desta data é criar debates e reflexões nos diversos grupos sociais sobre os vários problemas ambientais que o planeta Terra enfrenta ou enfrentará, caso não seja feito algo para evitar a massiva poluição.