09 de fevereiro – Dia do Frevo

Hoje dia 09 de fevereiro é comemorado o Dia do Frevo! O gênero efervescente, presente em músicas e passos de dança, nasceu no século 19, no Recife, e possui milhares de apaixonados em todo o mundo. No calendário, o frevo possui mais de uma celebração: 9 de fevereiro e 14 de setembro.

Em 1907, O Jornal Pequeno do Recife fez o primeiro registro documentado da palavra que dá nome ao gênero. Cem anos depois, nesta mesma data, o frevo recebia em 2007, o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Mais pernambucano não há

O mesmo frevo que aclamou nomes como Nelson Ferreira, Getúlio Cavalcanti, Claudionor Germano, Nena Queiroga, Alceu Valença, Maestros Spok e Forró e Formiga, entre tantos outros, continua vivo e mantendo suas tradições. Um ritmo tão pernambucano como este não há, o frevo imponente dá ao Estado, queiram ou não queiram os juízes, o melhor Carnaval desse nosso Brasil. 

Não parando por aí, em 2012, foi a vez da Unesco entregar o ritmo de DNA genuinamente local, o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Hoje, é dia de celebrá-lo, dia de exaltar nossa cultura, dia de vivenciar a dança “que vai e que vem”.