10 vegetais que você não sabia, mas são frutas

10 vegetais que você não sabia, mas são frutas

Provavelmente você já sabe que legumes e frutas ou mais corretamente, frutos são coisas diferentes. Basicamente, tudo o que tem semente é um fruto e ele é a estrutura desenvolvida a partir do ovário de uma flor fecundada. O termo legume é usado para as outras partes comestíveis de uma planta, incluindo folhas (alface), flores (brócolis), caules (aipo), tubérculos (batatas), bulbos (cebola) e raízes (beterraba).

Entretanto, no cotidiano, podemos acabar definindo algum ingrediente a partir da forma como usamos ele e não a partir da sua verdadeira classificação. É o caso de 10 vegetais que, botanicamente, mesmo não parecendo, são classificados como frutas ou frutos:

1. Azeitona

Pois é, as azeitonas são um tipo de fruto. Essa classificação se dá porque elas são formadas a partir do ovário da flor da oliveira e formam sementes (o famoso caroço).

2. Milho

Em muitas localidades, o milho já é consumido de forma doce. O que é condizente com sua classificação, pois ele não é um legume, mas sim um fruto. Isso porque cada grão de milho contém a sua própria semente e ele é denominado como cariopse.

3. Pepino

Para a surpresa de muitos, sim, o pepino é classificado como fruto. Ele pertence à família de plantas Cucurbitaceae, que é a mesma de frutas como o melão e a melancia.

4. Abobrinha

A abobrinha faz parte da mesma família de plantas que o pepino, a Cucurbitaceae, o que faz com que, consequentemente, também seja outro fruto disfarçado de legume.

5. Abóbora

Outro membro da família Cucurbitaceae é a abóbora, que conta com suas próprias sementes e interior carnudo, sendo botanicamente classificada como uma fruta.

6. Quiabo

O quiabo não é um legume, na verdade, ele é o fruto do quiabeiro (Abelmoschus esculentus) e é cheio das próprias sementes.

7. Vagem

A vagem, também conhecida como “feijão-verde” ou “feijão-de-corda”, é o fruto de vários cultivos de feijão comuns. Portanto, não é um legume.

8. Berinjela 

A berinjela não é legume, mas sim o fruto da planta Solanum melongena, isso significa que ela é o ovário amadurecido da planta e que comporta as suas sementes.

9. Pimenta

Todas as pimentas são, botanicamente, classificadas como parte da família Solanaceae e, portanto, não são um tipo de legume, mas sim de fruta.

10. Tomate

Muita gente já sabe, mas ele não poderia ficar de fora da lista. Se resta dúvida, por mais estranho que possa ser, o tomate é o fruto do tomateiro e não é um tipo de legume.