Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade. O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms (1803-1885), que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”).
A base da cultura do povo brasileiro vem da mistura de povos que fizeram o Brasil. Inclui as numerosas tribos indígenas, os portugueses, os diversos povos africanos que foram trazidos escravizados, além de um sem-número de imigrantes como alemães, italianos, japoneses que vieram para o país.
Além disso, estudiosos como Câmara Cascudo, Mário de Andrade, Hekel Tavares, Inezita Barroso e muitos outros recolheram estórias e cantigas, documentaram práticas medicinais que fazem do folclore brasileiro uma fonte inesgotável de inspiração.
Vejamos alguns exemplos do Folclore Brasileiro:
Lendas
- Negrinho do Pastoreio
- Boto Cor de Rosa
- Curupira
- Boitatá
- Saci
- Canções
- Peixe-Vivo
- Cai,cai balão
- Fui no Tororó
- O Cravo e a Rosa
- Caranguejo não é Peixe
Festas
- Reisado
- Festas juninas
- Procissão Marítima de São Pedro
- Festa de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém
- Boi-bumbá
- Danças
- Maracatu
- Umbigada
- Tambor de Crioula
- Jongo
- Pau de Fitas
Costumes e Crendices
Ao sentir a orelha arder, atribuir a que alguém esteja falando mal de você.
Jogar um pouco de cachaça no chão ‘para o santo’ antes de tomá-la.
Saltar sete ondas na noite do dia 31 de janeiro, pois isso traria boa sorte.
Há muitas datas relacionadas ao folclore. Confira:
- 17 de julho: dia do Curupira
- 31 de outubro: dia do Saci
- 30 de junho: dia nacional do Bumba Meu Boi
Origem do Dia do Folclore
O Dia do Folclore Brasileiro foi definido oficialmente através do Decreto de Lei nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, aprovado pelo Congresso Nacional. A partir de então, conforme definia a lei, o dia 22 de agosto passou a ser celebrado como o Dia do Folclore em todo o país.
A data foi escolhida porque em 22 de agosto de 1846, o pesquisador britânico William John Thoms usou esta palavra pela primeira vez num artigo.
A preocupação em sistematizar e divulgar o folclore brasileiro ganhou força no começo do século XX no Brasil. Durante a Semana de Arte Moderna, em 1922, várias obras apresentadas tiveram como inspiração o folclore brasileiro.
Em 1947 foi criada a Comissão Brasileira de Folclore e, posteriormente, as comissões estaduais. Em 1951 se realiza por primeira vez, no Rio de Janeiro, o 1º Congresso Brasileiro de Folclore, evento que acontece a cada dois anos.