O Dia da Mídia Social é celebrado em 30 de junho. O Social Media Day é uma homenagem ao impacto e revolução que as mídias sociais provocaram (e provocam) nas sociedades contemporâneas. Além de mudar totalmente os meios de comunicação, as mídias sociais proporcionaram a capacidade de interação direta entre os produtores das informações e a audiência, ou seja, o público em massa.

Graças ao surgimento da mídia social, as produções e divulgações de conteúdos deixaram de se concentrar exclusivamente nas mãos das grandes emissoras e veículos de comunicação em massa.

No entanto, também surge o perigo das falsas notícias (fake news) que são produzidas por pessoas mal-intencionadas. Igualmente existem aqueles que criam perfis fictícios a fim de enganar terceiros e cometer crimes.

A ideia de criar esta data surgiu a partir de uma iniciativa do site Mashable, em 2010, que convidou a todas as pessoas que utilizavam constantemente as mídias sociais a refletirem sobre as importantes mudanças que proporcionaram a vida das pessoas.

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) festejou oficialmente pela primeira vez o Dia da Mídia Social.

Atualmente, esta data é comemorada em mais de 90 países, através de uma série de atividades, como palestras e debates abertos ao público em geral. Da mesma forma, os usuários das redes sociais podem participar de todas as regiões do planeta através da hashtag #SMDay.

About The Author

Aldenice Santos

Related Posts

Deixe um comentário