Na última quinta-feira (18 de janeiro de 2018), um menino de 11 anos, teve o corpo perfurado acidentalmente por um espeto de churrasco em Toritama, no Agreste de Pernambuco, porém o caso só foi divulgado neste domingo (21).
De acordo com o Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima, a criança foi socorrida para a unidade de saúde, onde recebeu os primeiros socorros.
Ainda segundo o hospital, o menino foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, e passou por cirurgia. Ele segue internado, sem risco de morte.
O menino recebeu alta, na manhã desta segunda-feira (22). As médicas Cláudia Albuquerque e Andrea Rolim foram as responsáveis pelo procedimento cirúrgico. Elas divulgaram, nesta manhã, os detalhes da operação. Segundo a cirurgiã vascular Cláudia Albuquerque, o objeto cortante transfixou o coração do menino, mas a salvação dele foi que ninguém tentou tirar o espeto antes de chegar ao hospital.
Segundo a cirurgiã vascular, o menino está vivo porque o formato do espeto facilitou para que o músculo do coração conseguisse conter a hemorragia. A lesão, de toda forma, foi considerada grave. Apesar disso, o menino passou por exames e recebeu alta.
Procedimento cirúrgico
Os médicos, em primeira avaliação, observaram que o espeto vibrava com os batimentos cardíacos. Isso apontava para uma lesão cardíaca. Foi feito um ecocardiograma e constatou que o objeto atravessou o coração. O objeto foi retirado por meio de incisão lateral.
Entenda
Uma enfermeira do hospital de Toritama que atendeu o garoto confirmou a ocorrência. Ela disse que o garoto brincava em casa, no bairro Planalto, quando se desequilibrou da escada e caiu em cima do espeto de churrasco. Segundo a enfermeira, o garoto não se desesperou e em nenhum momento perdeu a consciência.