Evento estadual reuniu delegados de todo o estado para discutir políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores.
Solidão-PE esteve presente na 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Pernambuco, realizada nos dias 4, 5 e 6 de julho de 2025, em Gravatá. O evento foi promovido pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), em parceria com o Governo do Estado, e contou com a presença de cerca de 200 delegados e delegadas dos segmentos gestor, trabalhador e usuário, além de expositores e convidados.
Com o tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência discutiu a efetivação da política estadual, baseada nos princípios da integralidade, intersetorialidade, participação popular e controle social.
Representando Solidão, Valquiria Rodrigues do segmento usuário — eleita nas etapas municipal e macrorregional — participou ativamente dos grupos de trabalho e das plenárias estaduais. Durante o evento, uma das propostas do município avançou para a etapa nacional:
“Incluir a temática de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na grade curricular das instituições de ensino, além dos cursos de formação profissionalizante, técnico e de ensino superior, que abordem os direitos trabalhistas, saúde no trabalho e gestão de riscos ocupacionais.”
A delegada solidanense também destacou a importância de defender propostas que reflitam a realidade dos trabalhadores e dos usuários do SUS, contribuindo para a construção de políticas públicas mais eficazes.
A etapa nacional da conferência será realizada de 18 a 21 de agosto de 2025, em Brasília/DF, reunindo representantes de todo o Brasil para consolidar propostas e colaborar com a formulação das diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.