Apac alerta para baixa umidade no Sertão; saiba como se proteger

Apac alerta para baixa umidade no Sertão; saiba como se proteger

Segundo a agência, a umidade relativa do ar pode atingir valores abaixo de 20

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta para a baixa umidade no Sertão de Pernambuco e no Sertão do São Francisco.  A umidade relativa do ar não deve ultrapassar os 20% até a sexta-feira (17). A estimativa é que ela fique entre 12 e 20%, nas duas regiões do Sertão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal do ar é de 60%. A umidade relativa do ar pode ser entendida como um elemento climático que aponta a quantidade de água gasosa presente no ar.

Esse tipo de clima pode trazer consequências para o sistema respiratório. O ar seco provoca o ressecamento das vias, e a preocupação deve ser ainda maior com crianças e idosos. Pela fragilidade do organismo, existe uma chance maior de complicação.

Com a ausência da umidade, a mucosa que protege o organismo de infecções fica densa e não limpa as vias corretamente.  No clima seco, pessoas alérgicas podem desenvolver crises de espirro, garganta seca, coriza, dor de cabeça, crises de asma e irritação nos olhos.  As doenças respiratórias são as que mais preocupam.  

A agência recomenda ações que devem ser seguidas para evitar complicações:

• Umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água

• Permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas com árvores

• Consumir bastante água;

• Evitar exercícios físicos ao ar livre, entre 10h e 16h;

• Não aglomerar em ambientes fechados;

• Usar soro fisiológico para os olhos e narinas.