Auxílio: 3,6 milhões de brasileiros podem sacar parcela depositada em dezembro

Auxílio: 3,6 milhões de brasileiros podem sacar parcela depositada em dezembro

Os 3,6 milhões de trabalhadores nascidos em março que tiveram a última parcela do auxílio emergencial depositada em 14 de dezembro poderão sacar o dinheiro nesta segunda-feira (dia 4 de janeiro). A retirada deverá ser feita numa agência da Caixa Econômica Federal ou numa cassa lotérica.

Na quarta-feira (dia 6), o saque será liberado para 3,4 milhões que nasceram em abril e tiveram o crédito em suas contas poupanças sociais digitais no dia 16 de dezembro. Esses pagamentos fazem parte do ciclo 6, que se encerrará no dia 27 de janeiro.

Continua após a publicidade

Esses trabalhadores com direito a retirada são informais, autônomos, desempregados sem seguro-desemprego, microempreendedores individuais (MEIs) e inscritos no Cadastro Único sem direito a Bolsa Família. Eles se inscreveram pelo aplicativo Caixa / Auxílio Emergencial, pelo site da Caixa e pelos Correios.

Calendário completo dos saques finais

4 de janeiro de 2021: nascidos em março;

6 de janeiro de 2021: nascidos em abril;

11 de janeiro de 2021: nascidos em maio;

13 de janeiro de 2021: nascidos em junho;

15 de janeiro de 2021: nascidos em julho;

18 de janeiro de 2021: nascidos em agosto;

20 de janeiro de 2021: nascidos em setembro;

22 de janeiro de 2021: nascidos em outubro;

25 de janeiro de 2021: nascidos em novembro; e

27 de janeiro de 2021: nascidos em dezembro.

Bolsa Família

No caso dos beneficiários do Bolsa Família cujo calendário de pagamentos de 2021 ainda não foi divulgado, o saque do auxílio emergencial se encerrou em dezembro. Os depósitos de janeiro já retornarão aos valores pagos originalmente pelo programa social.

Desde dezembro, o pagamento dos recursos do Bolsa Família começou a ser feitos aos beneficiários desbancarizados por meio de conta poupança social digital. Segundo o governo, a mudança vai permitir que mais de nove milhões de cidadãos que ainda não têm nenhuma conta bancária sejam incluídos no sistema bancário e possam movimentar os valores pelo aplicativo Caixa Tem.

Os beneficiários de NIS com final 9 e 0 foram os primeiros desbancarizados a receber os recursos com os serviços da conta poupança social digital, o que representou 1,5 milhão de pessoas ou 16,5% do total de cidadãos com direito ao benefício. Aqueles têm outros finais de NIS vão obedecer ao calendário abaixo.

Cronograma completo

Janeiro – NIS de finais 6,7 e 8

Fevereiro – NIS de finais 3, 4 e 5

Março – NIS de finais 1, 2 e indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua