Bolsa Família 2024: confira cronograma de pagamento e dicas para saque sem cartão

Bolsa Família 2024: confira cronograma de pagamento e dicas para saque sem cartão

Para milhares de famílias brasileiras, o programa Bolsa Família representa uma ajuda no orçamento mensal.  A seguir, detalhamos o calendário de pagamentos de abril e explicamos quem tem direito ao Bolsa Família, além de como realizar o saque do benefício mesmo sem possuir o cartão em mãos.

Como funciona o pagamento do Bolsa Família?

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que gerencia o Bolsa Família, estabeleceu que os pagamentos do benefício no mês de abril de 2024 ocorrerão no período entre os dias 17 e 30.

Essa organização visa facilitar a vida dos beneficiários, distribuindo os pagamentos nos últimos dez dias úteis do mês, exceto em dezembro, quando as datas são antecipadas para atender às necessidades especiais do período festivo.

Calendário detalhado de Abril

O calendário de pagamentos é planejado com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) encontrado no cartão do beneficiário.

Veja a seguir as datas específicas para cada final do NIS no mês de abril de 2024:

  • Final do NIS: 1 – 17 de abril
  • Final do NIS: 2 – 18 de abril
  • Final do NIS: 3 – 19 de abril
  • Final do NIS: 4 – 22 de abril
  • Final do NIS: 5 – 23 de abril
  • Final do NIS: 6 – 24 de abril
  • Final do NIS: 7 – 25 de abril
  • Final do NIS: 8 – 26 de abril
  • Final do NIS: 9 – 29 de abril
  • Final do NIS: 0 – 30 de abril

Quem é elegível ao Bolsa Família?

Para fazer parte do grupo beneficiário do programa, existem certas regras que devem ser cumpridas.

A elegibilidade ao Bolsa Família depende, principalmente, da renda per capita da família, que não deve ultrapassar R$ 218 mensais.

Além disso, é primordial manter as informações familiares sempre atualizadas no Cadastro Único, uma exigência para a continuidade do recebimento do benefício.

Procedimentos para saque sem cartão

Muitos se perguntam: é possível sacar o Bolsa Família sem o cartão? A resposta é afirmativa.

Os novos cartões são enviados ao endereço cadastrado pelo beneficiário, porém, em situações em que o cartão ainda não tenha chegado ou esteja indisponível, o saque pode ser realizado.

Para isso, basta que o responsável pela família apresente um documento oficial com foto em qualquer agência lotérica do país.

Essa flexibilidade assegura que todos os beneficiários tenham acesso aos seus direitos sem maiores complicações.

Com essas informações, espera-se que os beneficiários do Bolsa Família possam se organizar melhor em relação aos pagamentos de 2024 e que aqueles que ainda têm dúvidas sobre o saque do benefício possam compreender melhor o processo.

Fonte: oantagonista