Bolsonaro deixa o Brasil na tarde desta sexta, com destino a Orlando

Bolsonaro deixa o Brasil na tarde desta sexta, com destino a Orlando

Pouco antes de viagem aos EUA, presidente fez o que pode ser seu último pronunciamento no cargo, no qual desencorajou os seus apoiadores

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Brasil em direção a Miami, nos Estados Unidos, no início da tarde desta sexta-feira, 30. Com isso, ele se torna, além de o primeiro presidente a disputar e não ser reeleito, o primeiro a não passar a faixa presidencial para seu sucessor. A posse do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT), será no domingo, 1º.

A decolagem, prevista para às 13h45 de sexta-feira, conforme plano de voo na aeronave presidencial, ocorrerá no Airbus VC-1 da Força Aérea Brasileira. O pouso está programado para pouco antes das 20h desta sexta, no Aeroporto Internacional de Orlando.

Horas antes de embarcar, o presidente quebrou o silêncio que mantinha há cerca de dois meses, durante live nas redes sociais no final da manhã. Em tom de despedida e visivelmente abatido, ele fez um balanço da gestão, desencorajou manifestantes a continuarem pedindo por um golpe de estado e pediu “inteligência” aos seus apoiadores. Durante os cerca de 50 minutos, Bolsonaro não falou sobre sua viagem

O futuro ex-presidente deve pernanecer em solo norte-americano até 30 de janeiro, ao lado da família, e acompanhado de cinco assessores. A informação foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira, 30. O despacho prevê que a atuação dos assessores em Miami se dará em “agenda internacional” de Bolsonaro em Miami do dia 1º  até 30 de janeiro. 

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, Bolsonaro não avisou nem sequer ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, sobre sua temporada fora já a partir desta sexta, nem mesmo que não passaria a faixa presidencial para Lula. A ausência de Bolsonaro fará de Mourão o presidente em exercício, mas ele também já disse que não gostaria de passar a faixa para Lula. A dúvida sobre quem passará a faixa para o petista permanece. 

A cerimônia de posse de Lula terá operação de segurança especial. A expectativa é que mais de 300 mil pessoas participem do evento. 

Fonte: Terra