Cabeças de carneiro mumificadas são encontradas em templo para rei egípcio

Foram descobertas embaixo de um tempo em homenagem ao rei Ramsés II do Egito mais de 2 mil cabeças de carneiros mumificadas. As informações foram compartilhadas pelo Ministério de Turismo e Antiguidades do país na sexta-feira (24/3).

A justificativa mais aceita pelos especialistas que descobriram as ossadas dos animais é que eles tenham sido colocados lá como uma forma de oferenda ao rei, uma prática muito comum no Egito no período ptolomaico.

Ramsés II foi o terceiro rei da 19º Dinastia do Egito Antigo e viveu por volta de 1303 e 1213 AC e o período ptolomaico se passou na 33ª e Dinastia final do Egito Antigo, durando de 305 a 30 AC, o que surpreendeu os estudiosos pelo fato de as Ramsés II ter sido homenageado tantos anos depois após seu reinado.

Descoberto há cerca de 150 anos, esse templo para Ramsés II foi não foi totalmente explorado. Nessa exploração, os egiptólogos estudiosos da cultura egípcia conseguiram escavar uma parte da parede do templo.

Segundo os especialistas, as escavações no local podem ajudá-los a obter uma imagem mais precisa do projeto da estrutura e desafiar certas suposições que foram mantidas desde que o templo foi descrito pela primeira vez.