Capacitação sobre diretrizes de vigilância é realizado em Solidão

Capacitação sobre diretrizes de vigilância é realizado em Solidão

Nesta quinta-feira (08 de setembro de 2022) foi realizado atualização sobre as diretrizes de vigilância e resposta aos casos suspeitos e confirmados de Monkeypox (Varíola Símia), na oportunidade foram capacitados 50 profissionais do município, dentre eles da Atenção Primária a Saúde e dos serviços da Assistência Social.

Desde o início de maio de 2022, casos de varíola símia foram relatados em países onde a doença não é endêmica. Em 23 de julho, a OMS declarou o surto uma emergência de saúde pública de interesse internacional (ESPII), elevando o status do surto para uma emergência de saúde global. Até 07 de agosto/2022, registrou-se um total de 27.561 casos confirmados em quase 80 países não endêmicos.

Em Pernambuco, de acordo com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE) contabiliza, até o momento, 502 notificações, sendo 351 casos que ainda estão em investigação, 42 confirmados e 109 casos descartados. Com esta nova atualização, Pernambuco confirma a transmissão comunitária do vírus monkeypox no Estado.

O ministrante Dr Pedro Nogueira, esclareceu as dúvidas e ressaltou a importância de se disseminar as informações de forma correta e de fontes confiáveis.

Está foi mais uma ação da Vigilância em Saúde em parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal.

Fonte e fotos: Ascom