Veja como descobrir o número do PIS pelo CPF

Veja como descobrir o número do PIS pelo CPF

O PIS (sigla para Programa de Integração Social) é um documento importante para qualquer trabalhador, mas nem sempre lembramos onde o cartão com a sequência numérica desse dado foi guardado.

É com o auxílio do PIS que o trabalhador tem acesso a alguns benefícios, entre eles o seguro-desemprego, saque do FGTS e abono salarial. Porém, o que muitos não sabem é que dá para recuperar esse dado facilmente utilizando apenas o número do seu CPF.

Como descobrir o número do PIS pelo CPF

Se quiser usar o seu Cadastro de Pessoa Física para relembrar o número do PIS, há oito alternativas disponíveis. Confira cada uma delas a seguir:

1. Ligando para a Previdência Social

A primeira forma de recuperar o número do PIS é ligando para a Previdência Social. Após discar 135, é preciso informar o CPF e acompanhar as opções dentro do menu eletrônico.

Na etapa inicial é preciso selecionar a opção 3 (de outros assuntos) e depois pressionar 0 para falar com um atendente, inicialmente confirmando seus dados cadastrais e depois obtendo a informação necessária.

Vale mencionar que o serviço de atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

2. Ligando para a Caixa Econômica Federal

Para quem ainda quer usar o telefone como método de recuperação também existe a possibilidade de ligar para a Caixa Econômica.

Basta telefonar para o número 0800-726-0207 para realizar todo processo utilizando o atendimento eletrônico, independentemente do dia da semana ou horário da ligação.

Caso queira falar com um atendente, é preciso entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, ou aos sábados, das 10h às 16h.

3. Usando o aplicativo FGTS

O aplicativo do FGTS registra todos os vínculos empregatícios de uma pessoa, por isso também pode ser uma boa opção para descobrir o número do PIS.

Após baixar o app na loja do seu dispositivo móvel gratuitamente, faça o acesso, informe seu CPF e clique em Próximo. Faça o cadastro caso seja o primeiro acesso (e siga as instruções que vão aparecer na tela) ou informe seu login e senha para consultar as informações.

4. Com o aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Da mesma forma que o aplicativo do FGTS, o app da Carteira de Trabalho Digital também é gratuito e permite conferir os dados do Programa de Integração Social por meio de um dos contratos registrados.

Após baixar o software, use sua conta Gov.br para fazer login (com o CPF) ou crie um acesso. Uma vez dentro do aplicativo, acesse a opção Contratos e clique no botão “+” em frente do seu registro atual para ver a numeração desejada.

5. Usando o app Caixa Trabalhador

O Caixa Trabalhador é outro aplicativo que você pode usar na tarefa de descobrir as informações referentes ao seu PIS, e está disponível tanto para Android quanto para iOS de maneira gratuita.

Assim que ele estiver instalado em seu dispositivo móvel, clique em Acessar e informe o número do seu CPF, continuando para as etapas de cadastro se ainda não tiver uma conta.

Após passar por essa etapa, faça o acesso e clique no menu que aparece no canto superior esquerdo, onde deve selecionar Meu NIS para ter acesso ao número (que é o mesmo do PIS).

6. No site do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais)

As três últimas formas envolvem acesso a sites, sendo a primeira opção o do Cnis, que é o Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Nesta página, é preciso clicar no menu Cidadão, depois em Inscrição e, por fim, Filiado. Na tela seguinte, preencha todos os dados solicitados da mesma forma que aparece na sua carteira de trabalho e clique em Continuar.

Você vai ver a seguinte mensagem:

“Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize seu Número de Identificação – NIT – para efetuar recolhimentos. NIT: 11111111111”, sendo que a sequência final será o seu PIS.

7. No site Meu INSS

O site Meu INSS também é um bom caminho para descobrir o número do seu documento, bastando acessar o portal com a sua conta Gov.br, clicar na opção Meu Cadastro e localizar o número do PIS/NIT no fim da página.

8. No site da Caixa

Por fim, o site da Caixa também permite fazer essa consulta, bastando informar o seu Cadastro de Pessoa Física para fazer o login e localizar essa informação entre os seus dados cadastrais.

Caso queira, também existe a opção de se dirigir diretamente até uma agência da Caixa Econômica Federal levando os seus documentos para ter acesso ao número do Programa de Integração Social.