Chuva provoca dezenas de pontos de alagamento no Grande Recife

Chuva provoca dezenas de pontos de alagamento no Grande Recife

A forte chuva que atingiu a Região Metropolitana do Recife (RMR) na manhã desta quinta-feira (15) provocou dezenas de pontos de alagamentos, queda de árvore, inundações  e deixou cidades em alerta, segundo informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Durante a noite de ontem a Apac emitiu um alerta hidrológico que apresenta a situação do volume dos rios com o grande volume de água das chuvas que atingem o Estado. Entre eles o: Rio Jaboatão (Moreno e Jaboatão dos Guararapes) e Rio Tapacurá (Vitória de Santo Antão) que estavam em alerta vermelho, mas transbordaram durante esta manhã, e os os Rios Amaraji (Amaraji e Ribeirão) e Duas Unas (Jaboatão dos Guararapes), em alertas laranjas.

Em Marcos Freire, no Jaboatão dos Guararapes, o Rio Jaboatão que transbordou nesta manhã provocando grandes transtornos, moradores estão com grande dificuldade para transitar, e veículos de pequeno porte estão ilhados por não conseguir passar em trechos da PE-017. O Rio Jaboatão transbordou em diversos pontos nesta manhã, em Moreno, famílias foram desalojadas, devido às chuvas de 94,03 milímetros e o risco iminente de inundações.

No Centro do Recife, uma árvore caiu na Rua Afonso Pena, próximo da Universidade Católica de Pernambuco. No local, um quiosque foi destruído e dois carros foram atingidos, não houve feridos.

A chuva teve maior intensidade na Zona Sul, em Areias houve acumulado de mais de 75 mm nas 24 horas contadas até as 6h de hoje. Neste mesmo período, o Ibura e Pina registraram quase 74 mm.

No Cabo de Santo Agostinho, o trecho da BR-101 está alagado provocando grande transtorno aos veículos e moradores da localidade. A água invadiu as duas vias em ambos sentidos. 

No momento, as principais vias do Recife com pontos de alagamento são:

  • Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, próximo ao CAPS Espaço Azul
  • Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
  • Avenida Governador Agamenon Magalhães, na Pista Lateral
  • Avenida Sul, próximo à policlínica Agamenon Magalhães