Por que ficamos irritados quando estamos com fome?
Por que ficamos irritados quando estamos com fome?

Por que ficamos irritados quando estamos com fome?

É aquela coisa: você almoçou pouco e a tarde já está quase acabando. Até que chegue em casa e faça aquele lanche esperto, você sente seu humor irritável: qualquer acontecimento ou qualquer pessoa tem o poder de provocar sentimentos de raiva, falta de paciência e descontrole. Parece familiar, né? E é mesmo essa sensação é mais comum do que você imagina.

Quando passamos longos períodos de tempo sem comer, nosso nível de glicose no sangue despenca, o que pode prejudicar nosso desempenho em termos de concentração e ainda fazer com que nosso pavio fique curtinho, curtinho.

É também por causa da baixa taxa de açúcar no sangue que começamos a liberar hormônios que têm a ver com o estresse, como o cortisol e a adrenalina. Além dessas duas substâncias, quando ficamos muito tempo sem comer, nosso corpo produz o neuropeptídeo Y, que nos faz agir de maneira agressiva.

Treta!

Essa alteração química toda mexe com nosso humor de forma que acabamos nos comportando de modo rude até com quem gostamos. Um estudo realizado com vários casais mostrou exatamente isso: quanto menor é a taxa de glicose na corrente sanguínea, mais os “pombinhos” sentiam raiva de seus parceiros.

A relação entre fome e temperamento é tão grande que um estudo realizado há algum tempo revelou que juízes dão sentenças menos piedosas quando está quase na hora de sair para o almoço. De acordo com outra pesquisa mais recente, feita por Andreas Glöckner, da Universidade de Hagen, juízes tendem a resolver casos mais simples no período da manhã, já que casos mais complexos podem tomar mais tempo e atrasar o horário de almoço.

Outras pesquisas são necessárias para que esse tipo de comportamento seja mais bem compreendido, é claro. De qualquer forma, uma coisa é certa: o melhor mesmo é não tomar grandes decisões nem comprar grandes brigas de estômago vazio.