Doadores de sangue de Solidão ganham lembrancinhas

Doadores de sangue de Solidão ganham lembrancinhas

A Coordenadora Administrativa Adriana Porfirio, comemorando o dia do doador fez entrega de lembrancinhas e sorteio de brindes para o grupo de doadores de sangue de Solidão.

Em Solidão, Sertão de Pernambuco, trinta (30) solidanenses foram para Serra Talhada na última sexta-feira (26 de novembro de 2021), fazer doações de sangue. Adriana Porfirio, conhecida como Adriana do Hospital, é responsável pelo grupo, um trabalho voluntário que ela vem desempenhando a muitos anos.

Ela que já foi candidata a vereadora, não pegou a cadeira legislativa, mas não para de trabalhar pelo bem da população solidanense, além de ser uma excelente profissional, trabalhando na saúde pública, exerce o trabalho voluntário, levando os doadores para Serra Talhada, a mesma já fez 11 doações de sangue, preenchendo três carteiras.

25 de novembro foi o Dia Nacional do Doador de Sangue, na ocasião Adriana deu lembrancinhas aos solidanenses. O Vereador Djalma Barros e Vitorino Melo, doaram brindes para o sorteio.

Doadores de sangue de Solidão ganham lembrancinhas

Ao S1 Noticias, Adriana diz está imensamente feliz e agradeceu ao apoio do Prefeito Djalma Alves.

“Agradeço a Deus primeiramente e aos doadores de sangue, que estão sempre dispostos a ajudar, quando alguém está precisando. Agradeço muito aos parceiros Djalma Alves e ao secretário Damião, que fornece sempre o transporte para essas ações acontecerem” afirmou Adriana do hospital.

Dia Nacional do Doador de Sangue

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2004, e tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando-os da importância da doação de sangue.

Como doar?

É preciso cumprir alguns requisitos básicos. A pessoa doadora precisar estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 55kg. Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal. Além disso, antes da doação é necessário estar descansado, alimentado e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas. No ato da doação é exigida a apresentação de um documento oficial com foto. 

Também é necessário esperar um período de 60 dias entre uma doação e outra, para homens; e 90 dias, para mulheres. Há também impeditivo temporário em casos de ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, além de realização de tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses, entre outros.

Os solidanenses que tem interesse em doar sangue, é só entrar em contato com a Coordenadora Administrativa Adriana Porfirio.