Doença "misteriosa" provoca lesões na pele e coceira em Pernambuco

Doença “misteriosa” provoca lesões na pele e coceira em Pernambuco

A Secretaria de Saúde de Pernambuco investiga uma doença não identificada que tem atingido moradores do Recife e de Camaragibe, causando lesões e coceira na pele. Segundo reportagem do portal UOL, pessoas que tiveram a doença relataram que começaram a sentir caroços na pele seguidos de uma forte coceira, levando-as a buscar atendimento médico. Moradores que dividiam casa com elas, contudo, não apresentaram os mesmos problemas, o que levanta questões sobre os meios de transmissão.

Doença "misteriosa" provoca lesões na pele e coceira em Pernambuco

Até agora, 79 pessoas com idades entre 2 e 96 anos foram identificadas por agentes de saúde do município com lesões cutâneas e coceira. As notificações dos casos variaram entre 1º de outubro e 11 de novembro, de acordo com o portal G1.

Os primeiros casos identificados foram de cinco casos de crianças no Córrego da Fortuna e no Sítio dos Macacos, na zona norte da capital pernambucana.

Foi emitido um alerta epidemiológico para que as unidades de saúde das redes pública e privada notifiquem, imediatamente, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do Recife ao atender um caso suspeito.

A secretaria disse ainda que, no intuito de esclarecer o evento, “tem discutido os casos com equipe clínica e que as investigações epidemiológica, entomológica e laboratorial estão em andamento”.