Governo de Pernambuco diz que não vai cumprir pedido do MEC sobre hino nacional
Governo de Pernambuco diz que não vai cumprir pedido do MEC sobre hino nacional

Governo de Pernambuco diz que não vai cumprir pedido do MEC sobre hino nacional

O MEC pede que estudantes sejam filmados cantando o hino nacional diante da bandeira do Brasil na volta às aulas.

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco armou que o comunicado sobre o hino nacional enviado por email, pelo Ministério da Educação (MEC), a escolas cadastradas no censo nacional, nessa segunda-feira (25), não será aplicado no Estado. Para a Secretaria de Educação do Estado, “esta ação do MEC fere a autonomia da gestão em nossas escolas, e especialmente a dos Entes da Federação.” A Secretaria também arma que o Brasil não precisa “estimular disputas na Educação”, mas de “um verdadeiro pacto na busca pela aprendizagem das crianças e jovens brasileiros.”

No texto, o MEC pede que estudantes sejam perfilados para que cantem o hino nacional diante da bandeira do Brasil na volta às aulas. Também pede que os alunos sejam filmados no momento, e que os vídeos sejam enviados para a Secretaria de Comunicação do governo federal e para o próprio ministério.

O MEC orienta ainda que uma carta assinada pelo ministro Ricardo Vélez Rodriguez, anexada ao e-mail, seja lida antes da execução do hino. O texto da carta fala em “novos tempos” e em celebrar a “educação responsável e de qualidade” a ser desenvolvida em cada escola e termina com o slogan utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro em sua campanha: “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”

Confira a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco em suas redes sociais:

 “A Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco foi surpreendida com o envio da carta pelo Ministério da Educação (MEC) às escolas. Destacamos que esse tema nunca foi tratado de maneira institucional. Nosso entendimento é que esta ação do MEC fere a autonomia da gestão em nossas escolas, e especialmente a dos Entes da Federação.

 O que o Brasil precisa, ao contrário de estimular disputas na Educação, é que a União, os Estados e os Municípios priorizem um verdadeiro pacto na busca pela aprendizagem das crianças e jovens brasileiros. Neste contexto, informamos a todos que esta medida proposta pelo MEC não terá aplicabilidade nas escolas da rede pública estadual”

:: NOTA DE ESCLARECIMENTO ::A Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco foi surpreendida com o envio…

Posted by Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco on Tuesday, February 26, 2019