Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação contra meningite

Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação contra meningite

Com a ocorrência de um surto da doença meningocócica (DM) do sorogrupo C, no último mês, no estado de São Paulo, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação de crianças e adolescentes contra a meningite. Em Pernambuco, a cobertura vacinal da meningocócica C, a mais comum no Brasil entre as meningites bacterianas, está em 51,84%.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos. Por ser uma doença considerada grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte.

A faixa etária que possui mais risco de adquirir a doença são as crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença. 

Como prevenção, podem ser utilizadas vacinas e quimioprofilaxia (uso de antibiótico), porém a vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção, das quais, sete são recomendadas e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) nas mais de 49 mil salas de vacinação espalhadas por todo o país. São elas: BCG, Penta, Pneumocócica 10-valente (Conjugada), Pneumocócica 23-valente (Polissacarídica), Pneumocócica 13-valente (Conjugada), Meningocócica C (Conjugada) e, por fim, Meningocócica ACWY (Conjugada).

No enfrentamento de um surto de doença meningocócica, a vacinação de bloqueio está indicada a partir de decisão conjunta das três esferas de gestão: a análise epidemiológica, as características da população e a área geográfica de ocorrência dos casos.

Ampliação temporária das vacinas

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) está disponibilizando a vacina meningocócica C para crianças até 10 anos de idade não vacinadas e para trabalhadores da saúde. Além dela, a vacina meningocócica ACWY também está sendo ofertada temporariamente para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos de idade.

A vacina meningocócica ACWY (Conjugada) está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas até junho de 2023 adolescentes de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar. A ampliação tem como objetivo reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.

Fonte: Diário de Pernambuco