Mulheres só vão poder se aposentar em 2023. Veja as regras

Mulheres só vão poder se aposentar em 2023. Veja as regras

As mulheres estão com regras diferenciadas dos homens para se aposentar após a Reforma da Previdência que entrou em vigor no dia 19 de novembro de 2019.

Após a reforma como a ser considerado a idade mínima para o segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se aposentar. Por isso, é necessário estar atento às mudanças, principalmente as mulheres.

Aposentadoria por idade

Para se aposentar por idade é necessário estar ciente das regras:

Os Homens

Eles vão precisar estar com a idade mínima de 65 anos, ter 15 anos de contribuição junto ao INSS (regra é para aqueles homens que já estavam contribuindo antes da reforma). Para aqueles que começaram a contribuir após a reforma, a exigência passa a ser de 20 anos de contribuição.

As mulheres

Elas para se aposentar por idade, vão precisar estar com 61 anos e ter contribuído junto ao INSS por 15 anos.

Regras para se aposentar por idade em 2022

Os homens

Estar com a idade mínima de 65 anos, ter 15 anos de contribuição junto ao INSS (regra é para aqueles homens que já estavam contribuindo antes da reforma). Para aqueles que começaram a contribuir após a reforma, a exigência passa a ser de 20 anos de contribuição.

Para os homens a regra da idade mínima não mudou. No entanto, para quem começou a trabalhar após a reforma terá que ter pelo menos 20 anos de contribuição para pode se aposentar.

As mulheres

Em 2022 para as mulheres que se aposentar vão precisar estar com 61 anos e seis de idade e ter contribuído junto ao INSS por pelo menos 15 anos. Em 2023 a idade para a mulher se aposentar ficará fixa em 62 anos.

Em 2021, a mulher para se aposentar precisava ter 61 anos, agora em 2022 é necessário ter 61 anos e seis meses. As mulheres que tiverem 61 anos agora em janeiro só conseguirão se aposentar em julho.

Para as mulheres que completarem 61 anos nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2022, por causa da exigência de seis meses, só poderão se aposentar em 2023.

Entretanto, ainda haverá um problema, já que em 2023, a idade mínima para a mulher se aposentar será fixada em 62 anos. Neste caso, as mulheres que nasceram entre agosto e outubro só vão poder se aposentar por idade quando completar 62 anos. Desta forma, não será possível para elas se aposentarem em 2022.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.