Pernambuco fecha janeiro com saldo positivo na geração de empregos

Pernambuco fecha janeiro com saldo positivo na geração de empregos

Pernambuco registrou, em janeiro, a geração de 1.421 empregos formais, melhor resultado para o mês desde 2011. Houve variação positiva, já que em dezembro o estado tinha fechado com a retração de 3.355 vagas. Também houve avanço em relação ao mesmo mês de 2020, já que janeiro do ano passado registrou desempenho negativo de 568 postos de trabalho. No balanço do primeiro mês deste ano, Pernambuco teve 35.112 admissões e 33.691 demissões. O desempenho positivo foi puxado, principalmente, pelos empregos gerados na construção civil e no setor de serviços, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira.

Entre as cinco atividades econômicas analisadas, quatro tiveram desempenho positivo em janeiro deste ano em Pernambuco. A construção civil foi a que gerou o maior número de empregos, com 1.448 postos de trabalho. Já o setor de serviços veio logo na sequência, com saldo de 1.412 vagas. Ainda teve resultado positivo o comércio, com 141 empregos, e a agropecuária, com 11 vagas. A indústria foi a única atividade que teve resultado negativo com a retração de 1.591 empregos formais. 

O cenário se mostra mais positivo em janeiro em relação a dezembro também em relação às atividades, já que no último mês de 2020, apenas um setor teve desempenho positivo. O comércio havia gerado 1.712 postos de trabalho. Já na comparação com janeiro do ano passado, também houve uma melhora. Naquela ocasião, duas atividades tiveram saldo positivo, mas de forma menos acentuada do que em 2021. A construção gerou 986 oportunidades, enquanto o setor de serviços abriu 650 postos.