Quase um em cada cinco brasileiros aprova atos violentos em Brasília, diz pesquisa

Quase um em cada cinco brasileiros aprova atos violentos em Brasília, diz pesquisa

Quase um em cada cinco brasileiros aprova os atos violentos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que abalaram Brasília no domingo, de acordo com uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (11).

Entre os entrevistados, 18,4% afirmaram concordar com a “ação de manifestantes bolsonaristas que ocuparam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF”, informou a Atlas Intelligence. A maioria (75,8%) discordou e 5,8% não soube dizer.

Para 53%, a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes do Brasil é “completamente injustificada”. Mas 27,5% consideraram “justificada em parte” e 10,5% afirmaram que é “completamente justificada”.

Pouco mais da metade (50,2%) das pessoas consultadas acredita que o ex-presidente Bolsonaro é responsável pelas ações violentas.

A pesquisa foi realizada entre segunda e terça-feira com 2.200 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

No domingo, milhares de apoiadores de Bolsonaro que não aceitam a volta à Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva protagonizaram cenas caóticas em Brasília ao invadirem prédios do poder público e destruir obras de arte de valor inestimável, móveis, vidraças, paredes e portas.

A polícia do Distrito Federal foi considerada omissa e até cúmplice por alguns analistas. Lula também criticou a atuação das autoridades da capital.

Fonte: Diário de Pernambuco