Resultado do Enem 2019 será divulgado no dia 17 de janeiro

Resultado do Enem 2019 será divulgado no dia 17 de janeiro

Resultado do Enem 2019 será divulgado no dia 17 de janeiro

A divulgação do resultado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro deste ano, já tem data certa. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no final da manhã de hoje, 18 de dezembro, que os candidatos poderão conferir suas notas no dia 17 de janeiro de 2020.

As notas individuais poderão ser acessadas pela Página do Participante no portal e no aplicativo do Enem, após login com CPF e senha. Para os “treineiros”, ou seja, aqueles que não irão concluir o ensino médio em 2019, o boletim individual será publicado em março de 2020.

E depois do resultado?

Com as notas do Enem, os estudantes poderão participar de programas de acesso à educação superior, como:

Sistema de Seleção Unificada (SiSU): oferece vagas em instituições públicas (veja quais universidades participam do SiSU)

Programa Universidade para Todos (ProUni): disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): realiza financiamento de cursos em universidades particulares

Também é permitido usar as notas do Enem em vestibulares e processos seletivos específicos. Há ainda a chance de aproveitar o desempenho para ingressar em universidades portuguesas. 

Enem 2019

No total, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2019, mas 23% e 27% dos inscritos faltaram às provas. O índice de abstenção foi o mais baixo da história do exame educacional.

O primeiro dia contou com 45 questões de linguagens e códigos e 45 de ciências humanas. As provas não abordaram questões ideológicas.

Nesse dia, também foi necessário produzir uma redação com o tema “democratização de acesso ao cinema no Brasil”. Professores destacaram ideias que poderiam ter sido desenvolvidas.

No segundo dia, foi a vez de 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. As provas foram consideradas de alto nível e química, a mais difícil.

Reaplicação

Estudantes que não puderam fazer o Enem 2019 por problemas logísticos, desastres naturais, falta de energia e outros podem solicitar a reaplicação do exame. Os pedidos puderam ser feitos até 18 de novembro

Nesse caso, as provas foram aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro, mesma data em que houve a aplicação do Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL).