SDS lança operação no Sertão para combater tráfico de drogas e porte ilegal de armas

SDS lança operação no Sertão para combater tráfico de drogas e porte ilegal de armas

A Secretaria de Defesa Social, através da pasta Executiva, realizou uma visita em dois municípios do Sertão, nesta quinta-feira (25) para lançar a Operação Remanso, do 14º BPM. Além disso, foram feitas vistorias nas operativas de Serra Talhada e na sede do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), em Custódia.

A operação deflagrada conta com um efetivo de quase 50 PMs que vão atuar na redução da criminalidade no município, combatendo tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo. Os policiais realizaram pontos de bloqueio por terra e contaram com o apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Durante a operação, cerca de 250 pessoas, 28 veículos e 85 motos  foram abordados; 55 celulares consultados, sendo um deles recuperado por constar no sistema do Alerta Celular como “suspeita de roubo/furto”. Também foi realizado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e um encaminhamento para a delegacia.

Também foi feita uma reunião entre a secretária Executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, e o efetivo para avaliar as estatísticas criminais e planejamento da atuação mais efetiva para a região.

“Temos aqui na Polícia Civil uma equipe com alto grau de  técnica, mas também de comprometimento. Eles têm se destacado na conclusão de inquéritos policiais envolvendo violência doméstica. Só em março, a remessa pra Justiça foi 77% maior comparado a março de 2023”, comentou Dominique. 

Também foi feita uma visita ao Grupamento de Bombeiro de Serra Talhada, que já contava com as novas viaturas recebidas pelo estado na última segunda-feira (22). Um dos veículos é equipado para enfrentar incêndios florestais. Apenas em 2023, foram registradas 398 ocorrências de incêndio em vegetação nativa.

Custódia

Já na sede do BEPI, em Custódia, o comandante Alessandro Bezerra ressaltou duas operações realizadas neste mês em parceria com o Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), ambas em Petrolina. “Na primeira, apreendemos 16kg de cocaína e quatro armas de fogo, sendo uma delas, um fuzil. Dias depois, foram 137 kg  de maconha”. As vistorias seguem nesta sexta nos municípios de Pesqueira e Belo Jardim.

Criminalidade no Sertão

De acordo com a SDS, o Sertão foi a única localidade do estado que teve aumento no número de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), saindo de 162 (2023) para 199 (2024). Os homicídios também cresceram em fevereiro deste ano, com 37 casos. Em 2023 foram 33 locorrências do tipo.