Em Solidão, Sertão de Pernambuco, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, informa que de 01 à 30 de novembro de 2021 acontecerá a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa.

Apenas os rebanhos de bovino e bubalino com idade de 0 a 24 meses (2 anos), precisam ser vacinados, a vacinação é obrigatória. Se o produtor não vacinar o rebanho ou não registrar, irão pagar multa.

Dessa forma, todos os criadores do município devem procurar a Unidade Municipal de Cadastro (Secretaria Municipal de Agricultura levando a nota fiscal da compra da vacina, onde fará a declaração, a regularização do seu rebanho, e receberá demais orientações.

Saiba sobre os cuidados na vacinação dos animais

Para que o rebanho fique protegido contra febre aftosa, os criadores devem:
– Manter as vacinas e seringas no gelo até o momento da aplicação, protegidas da exposição direta à luz;
– Escolher a hora mais fresca do dia para reunir o gado;
– Usar agulhas novas e limpas para vacinação, de preferência do tamanho 15mm por 18mm, e trocar a agulha após a vacinação de cada cinco a no máximo dez animais;
– Agitar o frasco antes de aplicar a vacina;
– Aplicar 2ml da vacina por animal, na tábua do pescoço, embaixo da pele ou dentro do músculo.

Saiba o que acontece se não declarar o rebanho e/ou não vacinar os animais

A vacinação é obrigatória e de responsabilidade dos proprietários. Enquanto não imunizar e não comprovar a vacinação dos animais, o produtor não tem permissão para transitar com o rebanho.

About The Author

Related Posts