Semana Santa de 2019: como estará o tempo?
Semana Santa de 2019: como estará o tempo?

Semana Santa de 2019: como estará o tempo?

A semana santa de 2019 ocorrerá no período de 14 até 20 de abril. Climatologicamente, o mês de abril tende a ser chuvoso no extremo norte do Brasil e seco nos estados de Minas Gerais, interior da Bahia, norte de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A umidade atinge baixos valores no sertão da Bahia e se mantém alta no norte do país. Já a temperatura máxima fica acima de 30ºC em boa parte do Brasil, exceto no Sul, onde alcançam máximas de até 25ºC. Por outro lado, a temperatura mínima atinge valores acima de 25ºC na maior parte do Brasil, exceto no Sul, onde as mínimas ficam abaixo de 20ºC.

No ano passado, a Semana Santa foi marcada por chuvas em boa parte do país que foram causadas pela entrada de um sistema frontal e a presença de um Vórtice de Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o estado de Minas Gerais. De acordo com a Epagri/Ciram, as temperaturas pelo Brasil ficaram entre 18ºC e 30ºC.

Porém, neste ano, temos a presença do El Niño no pacífico tropical que, apesar de fraco, pode vir a influenciar as condições do tempo pelo Brasil. Então, como deve ficar o tempo na Semana Santa de 2019? Apesar de ainda estarmos muito longe, podemos especular as tendências para o mês de abril deste ano baseando-se na climatologia e na previsão sazonal de modelos numéricos. Confira abaixo a previsão por regiões.

Norte

O norte do Brasil terá uma grande variação na anomalia de precipitação. Somente Rondônia apresenta quase 100% do seu território com anomalia positiva de precipitação. O noroeste da Amazônia também apresenta anomalia positiva de precipitação. Para a anomalia da temperatura média compensada, o estado do Pará é destaque: apresentou os valores mais altos. Apesar disso, todo o norte do país tem previsão de anomalias positivas de temperaturas, portanto, calor acima da climatologia.

Nordeste

No Nordeste, as temperaturas também devem ficar acima da média climatológica principalmente no sertão do Piauí, Ceará e Pernambuco. Já as chuvas devem ficar abaixo da climatologia em praticamente todo o Nordeste. Somente o sul do estado da Bahia apresentou anomalias positivas de chuva. Historicamente, o leste do Nordeste possui os ventos mais intensos do Brasil em abril.

Centro-Oeste

No centro-oeste, as previsões indicam que a região deve ficar próximo da média climatológica de precipitação, com exceção do norte do Mato Grosso que deve ficar abaixo da média. Também deve fazer bastante calor no centro-oeste. Goiânia (GO), Palmas (TO) e Campo Grande (MS) devem passar o mês de abril com muito calor. Porém, as altas temperaturas podem auxiliar na formação de nuvens convectivas nos finais de tarde que geram pancadas de chuva.

Sudeste

Assim como as outras regiões, o sudeste também ficará com temperaturas acima da média climatológica, porém as previsões indicam que São Paulo será o estado com valores mais acima da média. Por outro lado, São Paulo também será o estado do sudeste com maior extensão territorial com precipitação acima da climatologia. Parte do Sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro devem apresentar uma leve anomalia negativa de chuva. O Norte de Minas Gerais deve ter anomalia positiva. O centro de Minas Gerais e o estado do Espírito Santo devem permanecer dentro da climatologia.

Sul

Quase 100% do sul do Brasil deve apresentar chuvas acima da média climatológica. Esse é um típico comportamento de anos de El Niño. A região também deve apresentar anomalias positivas de temperatura, onde os maiores valores devem atingir o estado do Paraná.