Neste domingo, dia 09 de junho, a Equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do Município de Solidão, juntamente com o Conselho Tutelar, CRAS, Criança Feliz e Cadastro Único, realizaram uma ação em prol da Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.
Foi entregue pelos colaboradores, no portal da entrada da cidade, panfletos, cartazes, além de adesivação de veículos e a disseminação de informações acerca da campanha, com o intuito de conscientizar aqueles que vinham visitar o Município e assistir a tradicional missa de Domingo, realizada na Gruta de Solidão.
O dia 12 de junho é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, mas a campanha acontece durante todo o mês. A data foi criada para conscientizar as pessoas sobre a violação dos direitos das crianças acerca dos efeitos prejudiciais que o trabalho infantil exerce no desenvolvimento físico e emocional desses jovens. Além disso, impede também o acesso à educação e à uma infância saudável.
Em Solidão, são realizados todos os anos, ações, visitas e palestras com os moradores e comerciantes, além dos próprios familiares das crianças acompanhadas. De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria Executiva de Assistência Social do Estado, o Município de Solidão, no Monitoramento dos Indicadores das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no ano de referência de 2023, teve um índice favorável de 73% de aproveitamento no Eixo de Informação e Mobilização e um percentual de 75% no Eixo de Proteção Social, de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, ficando o Município a frente de outras cidades de maior porte.
A participação ativa dos órgãos da Assistência Social e outras instituições são essenciais para a criação de um ambiente propicio a eliminação do trabalho infantil, não só no Município, mas em todo território nacional.
Confira todas as fotos na página do facebook > clique aqui <