Solidão se destaca no Índice de Compromisso com a Alfabetização e no programa Criança Alfabetizada

Solidão conquista segundo lugar em excelência em educação em Pernambuco.

Solidão alcançou um feito notável no Programa Criança Alfabetizada 2023 ao ser reconhecida em segundo lugar no ranking, com um desempenho excepcional e um crescimento notável. Os resultados das avaliações de Fluência Leitora evidenciaram o compromisso da cidade em fornecer uma educação de alta qualidade para seus estudantes.

Este reconhecimento reforça ainda mais a posição de Solidão como um exemplo inspirador de excelência educacional em Pernambuco.

Índice de Compromisso com a Alfabetização

Em uma análise recente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) sobre o Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE), Solidão se destacou ao lado de Carnaíba e Serra Talhada como um dos municípios mais bem classificados. Solidão obteve a nota 7,0, posicionando-se como exemplos de excelência na implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização de crianças no 1º e 2º ano do ensino fundamental no Sertão do Pajeú.

O ICA/TCE avaliou diversos municípios em cinco eixos, incluindo legislação, parcerias, formação de alfabetizadores, material de apoio e monitoramento de aprendizagem. Com base na documentação comprobatória de cada eixo, os municípios foram classificados em cinco níveis, variando de Desejável a Crítico.

É importante ressaltar o empenho e comprometimento de Solidão em garantir uma educação de qualidade para suas crianças, refletindo o sucesso do projeto “Saber Ler na Idade Certa”. Essa conquista demonstra o impacto positivo das políticas educacionais implementadas pela cidade e sua dedicação em promover um futuro mais promissor para as próximas gerações.