Você sabia que existe uma técnica te fazer dormir em até 120 segundos

Você já viu algum número de hipnotismo em que a pessoa hipnotizada cai no sono? Provavelmente já viu algum vídeo desse tipo, possivelmente na televisão ou internet. Esse tipo de vídeo sempre gera muito engajamento porque parece ser impossível que alguém seja capaz de controlar a mente de outra pessoa.

Se você parar para ler sobre o assunto, vai encontrar muitas teorias que explicam como a técnica funciona. A hipnose possui raízes na psicologia e pode ser usada clinicamente, como um recurso para terapia. No entanto, o tipo mais comum de hipnose, que todos conhecemos pela mídia, é o tipo “recreativo”, performado por ilusionistas. Ainda assim, existe um caminho comum a todos os tipos de hipnose: o relaxamento.

Para que essa técnica seja realmente bem-sucedida, o “alvo” precisa estar relaxado e, de certa forma, receptivo ao método. Isto é, se você está sendo hipnotizado e oferece resistência, então é bem provável que a técnica não seja capaz de alcançar o sucesso. E por que estamos falando sobre tudo isso? Por que esta técnica militar se baseia no mesmo exato princípio. O assunto viralizou no Tik Tok com uma publicação do influencer Justin Agustin.

No vídeo, ele apresentava uma técnica supostamente usada por militares para serem capazes de dormir em qualquer tipo de ambiente. Em ambientes de guerra, é natural que as condições para o sono não sejam das melhores. Existe a ansiedade em relação ao risco iminente, mas também as condições pela falta de conforto, barulhos, etc. Para quem precisa dormir em qualquer condição como neste caso, essa técnica seria bem-sucedida.

Segundo o IFLS, a técnica teria sido extraída do livro Relax and Win: Championship Performance, lançado ainda na década de 80. Depois, mais recentemente, um artigo sobre o assunto viralizou no site Medium. “A Escola de Pré-voo da Marinha dos EUA desenvolveu um método científico para adormecer dia ou noite, em quaisquer condições, em menos de dois minutos”, escreveu Sharon Ackerman no artigo do Medium. “Após seis semanas de prática, 96% dos pilotos conseguiam adormecer em dois minutos ou menos. Mesmo depois de tomar café, com tiros de metralhadora ao fundo “, explica.

@justin_agustin Technique to falling asleep in 2 minutes! Insp. AsapSCIENCE on YT #sleep #fallasleep #insomnia #insomniac #learnontiktok #howto ♬ You – Petit Biscuit

No vídeo do Tik Tok, Justin explica a técnica e fica claro que se trata de uma técnica de relaxamento. A ideia é que você consiga relaxar o corpo lentamente, focando em cada parte dele aos poucos, até ser capaz de “se esquecer” do seu corpo. “Relaxe seus olhos, suas bochechas, sua mandíbula e concentre-se em sua respiração. Agora desça até o pescoço e os ombros. Certifique-se de que seus ombros não estejam tensos. Solte-os o mais baixo que puder e mantenha os braços soltos ao seu lado, incluindo as mãos e os dedos “, explica Agustin.

O processo se baseia em relaxar seu corpo e sua mente, até que sua mente esteja limpa de qualquer tipo de pensamento. Nesse processo, é claro que você precisa estar consciente do seu redor, mas em busca de relaxamento. Nesta técnica, a promessa é de que você consiga dormir em 120 segundos, independente da condição ao seu redor.

Fonte: Site de Curiosidades/ Imagens: incrivel.club