14 de setembro - Dia Nacional do Frevo

14 de setembro – Dia Nacional do Frevo

O Dia Nacional do Frevo é comemorado em 14 de setembro. Esta data é uma homenagem ao principal marco cultural e artístico do estado de Pernambuco: o frevo! O frevo é um ritmo musical e uma dança tradicional com origem em Pernambuco e que combina elementos da marcha, maxixe e movimentos da capoeira. Em dezembro de 2012, o frevo foi instituído Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Na capital pernambucana, Recife, ele ainda é celebrado em 9 de fevereiro, normalmente durante as festas do Carnaval. Você também pode se interessar por: Carnaval. Mas, apesar de ter surgido em Recife, o frevo é uma das manifestações culturais mais fortes da cidade de Olinda.

História do Frevo

A dança do frevo se originou no final do século XIX, durante as celebrações do carnaval de Pernambuco.

Com influência de ritmos agitados e frenéticos, como o maxixe, as marchinhas carnavalescas, a capoeira e outros estilos africanos, o frevo ganhou este nome em referência à rapidez no movimento dos pés e corpo, como se o chão estivesse a “ferver”.

A escolha do 14 de setembro para celebrar o Dia do Frevo é uma referência à data de nascimento do criador da palavra “frevo”, o jornalista Oswaldo Oliveira, que nasceu em 14 de setembro 1882.