19 de novembro – Dia Internacional do Homem

19 de novembro - Dia Internacional do Homem

O Dia Internacional do Homem é celebrado anualmente em 19 de novembro. Chamar atenção para os cuidados da saúde masculina é um dos objetivos principais dessa comemoração. Nesta data também se debate outros temas, como a conscientização da igualdade entre gêneros e o destaque dos papéis positivos do homem na sociedade.

Origem do Dia Internacional do Homem

A International Men’s Day foi comemorada pela primeira vez em 1999, em Trinidad e Tobago, promovida pelo Dr. Jerome Teelucksingh e com o apoio das Organizações das Nações Unidas – ONU. A ideia do Dr. Jerome era de ajudar os homens a estarem mais atentos a sua saúde, assim como conscientizá-los sobre os princípios da igualdade de gêneros.

O Dia Internacional do Homem surgiu como uma tentativa de equilíbrio e resposta positiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. No entanto, devido aos contextos históricos, o Dia Internacional do Homem ainda não possui a mesma representatividade em comparação ao Dia da Mulher.

O Dia Internacional do Homem também é usado de mote para a luta contra o sexismo, destacando a igualdade entre os gêneros na comunidade, no casamento, nas construções familiares e na educação dos filhos.

About The Author

Aldenice Santos

Related Posts