8 de Novembro – Dia Mundial do Urbanismo

O urbanismo consiste nos padrões estabelecidos para o crescimento de uma cidade em vários âmbitos, entre eles o técnico, econômico e administrativo.

 8 de Novembro - Dia Mundial do Urbanismo

O Dia Mundial do Urbanismo propõe um debate lúcido sobre a promoção e criação de soluções de urbanismo, que podem contribuir para uma saudável integração dos elementos de uma comunidade. Entre os temas debatidos estão o sistema de transportes, locais para habitação, soluções de lazer e planejamento de áreas verdes.

Origem do Dia do Urbanismo

Esta data comemorativa foi instaurada em Buenos Aires, em 1934, por Carlos María della Paolera, o primeiro sul-americano a se formar no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris.

Paolera defendia a construção de um urbanismo científico ou seja, o planejamento das cidades deveria ser tratado como uma ciência a fim de torná-la mais eficiente para seus cidadãos.

Em 1949, a Organização Nacional das Nações Unidas (ONU) decide adotar esta data no seu calendário e mais de 30 países seguem este recomendação. O Brasil comemora o dia do Urbanismo desde 1987, quando foi oficializada pela presidente José Sarney.

Por isso, neste dia, refletimos sobre nosso espaço urbano e seu planejamento, abordando os desafios e riscos inerentes à edificação de uma cidade.

About The Author

Dena Santos

Related Posts

Leave a Reply