9 de abril - Dia Nacional da Biblioteca

9 de abril – Dia Nacional da Biblioteca

O Dia da Biblioteca é celebrado em 9 de abril no Brasil. O principal objetivo desta data é incentivar a leitura como ferramenta base para a educação e formação dos indivíduos. A biblioteca é o local onde estão reunidos diferentes tipos de livros, que abrangem os mais variados assuntos. Este é um espaço essencial para a aquisição de conhecimentos e, por norma, procurado por pessoas que desejam explorar a literatura, estudar ou trabalhar.

Origem do Dia Nacional da Biblioteca

No Brasil, esta data surgiu em referência à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário, ambos instituídos a partir do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980.

Aliás, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca costuma ser celebrada entre os dias 23 e 29 de outubro, enquanto que o Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março, data de nascimento do primeiro bibliotecário concursado do Brasil, Manuel Bastos Tigre (1882 – 1957).

Dia Mundial da Biblioteca

Esta data é celebrada em 1 de julho e, assim como o Dia Nacional da Biblioteca, também visa a conscientização sobre a importância da leitura.