Adagro suspende comercialização e utilização do Carbendazimem

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), por meio da Gerência Estadual de Inspeção Vegetal (GEIV), alerta para a suspensão cautelar da importação, fabricação, comercialização e utilização do composto químico Carbendazim e produtos que contenham esse princípio ativo. A determinação foi enviada aos Estados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que está realizando uma reavaliação toxicológica e, até a conclusão, mantém a proibição em território nacional.

A Adagro orienta que as revendas e centros de distribuição de Pernambuco informem à GEIV sobre os produtos que contenham o Carbendazim em suas formulações, disponíveis em seus estabelecimentos até o dia 30/07/2022, sob pena de sofrerem sanções impostas pela legislação federal e estadual. As seguintes informações devem ser enviadas para o e-mail [email protected]:marca comercial, registro no MAPA, fabricante, volume/peso da embalagem, lote, validade e quantidade total do produto, além da razão social, endereço, contato da empresa registrada na Adagro (e-mail e telefone) e nota fiscal de compra.

O uso e aplicação de produtos que contenham Carbendazime que estejam em posse dos produtores rurais, adquiridos em data anterior a 22/06/2022, com comprovação por meio de nota fiscal e receituário agronômico, poderão ser utilizados, mas respeitando rigorosamente os critérios de segurança quanto o uso de Equipamentos de Segurança Individual (EPIs), conforme determina rótulo e bula dos produtos e recomendações da Adagro.

As Regionais, Ulsav’s e Escritórios Locais da Adagro deverão fazer fiscalização e inspeção de canais de todos os canais de comercialização e propriedades rurais, visando cumprir as orientações e determinações, também acompanhando o levantamento dos estoques de agrotóxicos com base nas revendas do Carbendazim no estado. As emissões de receituários agronômicos para os agrotóxicos que contenham o princípio ativo Carbendazim ficam suspensas até a liberação da comercialização.