Aprovação ao governo Bolsonaro desaba no Nordeste com fim do auxílio emergencial

Aprovação ao governo Bolsonaro desaba no Nordeste com fim do auxílio emergencial

Com o fim do auxílio emergencial, a aprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro no Nordeste despencou nos últimos quatro meses e chegou a 29% – uma das taxas mais baixas registradas na região, mostra pesquisa PoderData realizada de 1º a 3 de fevereiro de 2021.

O índice indica trajetória de queda na percepção da administração federal, com queda de sete pontos percentuais desde o último levantamento. Já a desaprovação se manteve praticamente estável, em 59%.

A aprovação do presidente na região bateu recorde em setembro de 2020, quando chegou a 55%. Bolsonaro, na época, era desaprovado por apenas 33%. O presidente aproveitou o momento e intensificou sua agenda de viagens ao Nordeste. De abril a agosto de 2020, inaugurou obras e visitou 33 cidades nordestinas.

A avaliação começou a cair quando o governo reduziu o auxílio emergencial de R$ 600 para R$ 300. Em fevereiro, o benefício acabou completamente. A rejeição a Bolsonaro é maior na região, que concentra o maior número de beneficiários do auxílio. Já a aprovação ao governo é maior no Sul, onde 61% aprovam e 34% desaprovam.

NACIONAL

Na avaliação nacional, 40% aprovam o governo e 48% desaprovam. Em relação ao último levantamento, há 15 dias, a taxa de aprovação caiu cinco pontos percentuais e se iguala com a registrada em julho, mês com mais mortes pelo coronavírus.

A desaprovação se manteve estável em 48%, uma das mais altas desde o início de junho.

Quando perguntados sobre o desempenho pessoal de Bolsonaro, a rejeição é de 41%, e a aprovação, de 33%. Ainda há 22% dos entrevistados que acham o presidente “regular”.

Foram realizadas 2.500 entrevistas em 519 municípios, em todas as unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais.