Bilionários americanos desejam construir uma cidade apenas para eles

Bilionários americanos desejam construir uma cidade apenas para eles

A proposta de desenvolvimento de uma nova cidade nos EUA envolveu a compra de mais de 60 mil acres de terra na Califórnia por bilionários. Bilionários norte-americanos desejam construir uma cidade só para eles no Vale do Silício, nos Estados Unidos (EUA). O projeto é nomeado “California Para Sempre” (do inglês “California Forever”), e as terras tem sido compradas pelo consórcio Flannery Associates no estado.

O projeto tem como tema principal os inúmeros parques, espaços abertos e o foco na sustentabilidade. Todo o planejamento relembra muito as ideias do inglês conhecido como o “pai das cidades-jardim”. A ideia principal da “cidade bilionária” é justamente a união harmônica entre modernidade e natureza, além de redução da pobreza.

Foram mais de 60 mil acres de terra na Califórnia comprados nos últimos cinco anos.

Em outros países, propostas similares foram criticadas por aumentar os custos para o desenvolvimento. O portal destinado à California Forever afirma que não se propõe, em momento nenhum, uma utopia – e afirma que, na verdade, busca o contrário.

“Nossa visão de bairros andáveis, energia limpa, infraestrutura sustentável, bons trabalhos, e ambiente saudável não são sobre reinventar a roda”, ressaltam.

As imagens divulgadas do projeto mostram a construção e implementação de energia sustentável através de painéis solares, pessoas vivendo em comunidade no que parecem bares e restaurantes, atividades coletivas como canoagem em um lago cercado por árvores, e crianças andando de bicicleta em bairros que parecem seguros.

Contudo não há, ainda, imagens que envolvam protótipos da sustentabilidade tecnológica no que diz respeito a prédios, por exemplo, bem como não há muita divulgação de planos de ação para a comunidade local tão logo seja construída a cidade.