Bolsonaro volta ao Brasil em meio a expectativas do PL

Bolsonaro volta ao Brasil em meio a expectativas do PL

O ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), escolheu esta quinta-feira (30) para retornar ao Brasil, após três meses nos Estados Unidos. O ex-chefe do Executivo vai ocupar o cargo de presidente de honra do Partido Liberal, que deverá lhe pagar um salário de R$ 39,2 mil, o equivalente ao de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo informações apuradas pela reportagem do Diario.

Ainda no aeroporto, Bolsonaro deve ser recebido pelo dirigente nacional do partido, o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, além do general Braga Netto, que foi seu candidato a vice quando tentou a reeleição, em 2022. 

A volta de Bolsonaro ao país acontece uma semana após a posse da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) como presidente nacional do PL Mulher. O ato contou com a presença de membros da executiva do PL em Pernambuco, como o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e presidente estadual da sigla, Anderson Ferreira, e a presidente do PL Mulher no estado, Izabel Urquiza, indicada pela legenda para disputar a Prefeitura de Olinda em 2024.

Anderson tem procurando manter a imagem de um PL ativo, de oposição ao presidente Lula (PT) e de firmeza no apoio a Bolsonaro. Segundo ele, “o ex-presidente é a referência política do PL, com um governo exitoso, então, certamente, vai ocupar um papel político importante na oposição e no nosso partido”.

O ex-presidente, por sua vez, nas preliminares do seu retorno, ressaltou em sua conta oficial no Instagram ações da sua gestão como o Auxílio Emergencial. Bolsonaro apresentou ainda dados sobre a educação ao longo dos últimos quatro anos e comemorou a Transposição do Rio São Francisco, obra cuja paternidade disputa com o presidente Lula.

Sem ter passado a faixa presidencial para o sucessor, e depois de manter um longo silêncio após a vitória do adversário político, a expectativa, ao menos por parte da legenda – que o receberá com honras e benefícios financeiros -, é de que Bolsonaro ocupe o papel de principal liderança no país de oposição a Lula.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, Bolsonaro vai morar em uma mansão com Michelle a 12 quilômetros do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.