Compesa retoma abastecimento de água em Solidão

Barragem de solidão hoje está com 55% de sua capacidade hídrica total. Compesa divulgará o novo calendário de distribuição de água na próxima segunda-feira (27).

Barragem Nossa Senhora de Lourdes, a principal fonte hídrica da compesa, hoje com 55% de sua capacidade hídrica total – Foto: João Santos/ S1 Notícias
Barragem Nossa Senhora de Lourdes, a principal fonte hídrica da compesa, hoje com 55% de sua capacidade hídrica total – Foto: João Santos/ S1 Notícias

A Companhia Pernambucana da Saneamento (Compesa), desde a última segunda-feira (20 de maio de 2019), retomou a operação do sistema de abastecimento de água na cidade de Solidão, no Sertão de Pernambuco.

A iniciativa foi possível graças a recuperação do nível da Barragem Nossa Senhora de Lourdes, que estava em colapso desde outubro do ano passado. As chuvas registradas nos últimos dois meses permitiram o armazenamento de água no manancial, que está hoje com 55% de sua capacidade hídrica total, o que representa um volume de 540 mil metros cúbicos. O novo calendário de distribuição de água da cidade será divulgado na próxima segunda-feira (27).

Em virtude de a barragem ter secado, por falta de chuvas durante 7 meses, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Solidão estava sem condições de funcionamento, situação revertida no último domingo (19), quando os técnicos da Compesa começaram os testes para reativar a operação do sistema.

“Iniciamos o fornecimento de água pela rede de abastecimento na segunda-feira e hoje (24) se completa o ciclo de distribuição para todas as áreas da cidade”, esclarece o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Gileno Gomes.

Durante o período em que a Barragem Nossa Senhora de Lourdes esteve em colapso, a única alternativa possível para o atendimento da cidade foi por meio de carro-pipa. Agora, os 5,7 mil habitantes do município voltaram a receber água nas torneiras.