Em época de pandemia do coronavírus, os cuidados com a alimentação precisam ser redobrados para aumentar a proteção do sistema imunológico, conforme orientam os especialistas. Contudo, os profissionais ressaltam que uma alimentação correta não evita o contágio da Covid-19 e só faz efeito em casos específicos, como em pessoas com diabetes, com HIV, com linfoma ou com leucemia. Manter boa hidratação e ingerir alimentos com propriedades antioxidantes são algumas recomendações.

O nutricionista Daniel Novais destaca a importância de consumir frutas cítricas (leia Receita), como laranja, limão, mexerica e pitanga, além de legumes, como cenoura e tomate, e os peixes, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imunológico. “De uma maneira geral, a imunidade é fortalecida ao se fazer uma dieta balanceada, comendo pelo menos três frutas por dia, incluindo legumes e verduras no almoço e no jantar, e comendo peixe pelo menos três vezes por semana”, explica Daniel.

Por outro lado, há alimentos que prejudicam a imunidade e precisam ser consumidos com moderação e cuidado. É o caso dos processados e dos açúcares. “O álcool, a farinha refinada, as gorduras trans e excesso de ultraprocessados contendo corantes e conservantes devem ser evitados. Eles aumentam a inflamação no nosso organismo e podem atrapalhar o sistema imunológico. Apesar disso, dietas com grandes restrições calóricas também devem ser evitadas”, disse Renata.

 Receita

Suco

Ingredientes

» 2 folhas de couve

» 1/2 talo de gengibre

» 2 rodelas de abacaxi

» 2 laranjas

» 1 punhado de agrião

» 250 ml de água

Modo de fazer

Bater todos os ingredientes no liquidificador e coar em seguida. A receita rende aproximadamente 1 litro.

About The Author

Aldenice Santos

Related Posts