Conheça a biografia da matriarca Evangelina Moreira

Conheça a biografia da matriarca Evangelina Moreira

Evangelina Moreira foi primeira dama, a primeira mulher vereadora de Solidão e comerciante. A qual deixou 6 filhos, 1 irmã, 23 netos, 28 bisnetos e 1 tataraneto.

Conheça a biografia da matriarca Evangelina Moreira

Na última sexta-feira (28 de janeiro de 2022), faleceu aos 95 anos, Evangelina Moreira, matriarca da família Melo de Solidão Pernambuco. A saudosa dona Evangelina veio a óbito um dia antes do seu aniversário. Confira abaixo a biografia completa da solidanense, enviada para a redação do S1 Notícias pela família.

Biografia: Evangelina Moreira da Silva, nasceu em 29 de janeiro de 1926 em Solidão-PE. Filha de Antonio Moreira da Silva e Maria Jesuíno da Silva. Viveu sempre no município de Solidão onde constituiu sua família com João Vieira de Melo, o qual se destacou politicamente desde que Solidão era distrito de Tabira.

Assim Evangelina teve 6 filhos: Xavier, José, Juvanêz, Juvanete, Jurandir e Jacinete. Mais tarde adotou: Juliana e Reginaldo. Foi primeira dama do município por duas vezes e veio a ser a primeira mulher vereadora de Solidão na gestão de 1977 a 1980. Vivendo neste meio político, sempre conhecida por ajudar os mais desfavorecidos.

Leia também:
Familiares homenageiam a matriarca Evangelina Moreira
Prefeito Djalma Alves decreta Luto Oficial pelo falecimento
da ex-vereadora Evangelina Moreira
Solidão dá o último adeus a ex-vereadora Evangelina Moreira

Sua casa sempre cheia de gente do município ou mesmo quem visitava Solidão. Lá estava ela Evangelina, sempre com o café pronto, a mesa posta pro almoço ou jantar, o visitante teria que fazer a refeição junto a família, era uma felicidade! Evangelina também foi comerciante, com sua mercearia sortida ao lado de sua residência, estava sempre feliz em atender seus freguêses! Neste clima político, teve o privilégio de ver sua filha Jacinete (Neta), prefeita durante duas gestões e vice-prefeita por uma gestão.

No ano de 2000, perdeu seu grande amor e companheiro João Melo. Mais tarde perdeu seu filho Xavier e anos depois, seu filho José. Mas sempre ativa e confiante. A família se reunia todos os anos no dia 29 de janeiro para comemorar o seu aniversário. Só que este ano faltando um dia pra essa comemoração, partiu Evangelina, a Vozinha do Leite; como os netos a tratavam carinhosamente, deixando saudade no coração de todos que a conhecera, principalmente de seus familiares a qual deixou 6 filhos, uma irmã Quitéria que sempre viveram juntas, 23 netos, 28 bisnetos e 1 tataraneto.

Evangelina Moreira da Silva, uma solidanense guerreira, mãe, irmã, sogra, avó, bisavó, tataravó, tia, amiga, comadre e acima de tudo cristã! Que Deus a tenha no Reino Celeste!