Você sabe por que hoje se comemora o Dia do Prefeito?

Mesmo que, oficialmente, o Dia Nacional do Prefeito Municipal seja comemorado no dia 11 de abril, por ser a data em que foi criado o cargo de prefeito pela Assembleia Provincial Paulista em 1835, o Dia do Prefeito ganhou duas datas comemorativas: 11 de abril e 06 de outubro.

Eleitos a cada 4 anos para chefiar o Executivo local, os prefeitos são responsáveis por gerir os Municípios, zelando pela boa administração dos lugares onde vive nossa população. Especialmente neste ano, onde as dificuldades de recursos se somam ainda à crise sanitária da pandemia da Covid-19, a entidade destaca a força do movimento municipalista e dos gestores que, diariamente, têm de tomar decisões visando à manutenção dos serviços públicos e à qualidade de vida de seus munícipes.

Assim como todos os profissionais que exercem um bom trabalho merecem reconhecimento, um bom prefeito que sabe administrar e zelar pela cidade merece ser reconhecido por todos os munícipes. Por isso, separamos este dia 06 de outubro, Dia do Prefeito, para homenagear todos os prefeitos, inclusive o nosso Prefeito o senhor Djalma Alves! Sabemos que essa não é uma profissão fácil e que apesar de todas as dificuldades vocês se esforçam para fazer um bom trabalho. Por isso os nossos mais sinceros parabéns!

Agora que você já sabe o porquê dessas datas comemorativas, é hora de entender detalhadamente qual a função do prefeito.

Afinal, o que faz um prefeito?

O prefeito faz parte do Poder Executivo e é o responsável por administrar os municípios de acordo com as leis municipais. É ele que estabelece impostos e taxas para investir em obras, serviços e políticas públicas. E, algo que é muito importante ressaltar é que, não adianta cobrar algo que não é da alçada de um prefeito. Eleger um candidato requer cautela, até porque são 5.570 municípios em todo o Brasil. Ou seja, são 5.570 prefeitos com o encargo de administrar cada cidade. Portanto, para trazer mais clareza a você, listamos aqui uma das principais atuações de um prefeito:

  • Ele cuida da limpeza e iluminação pública;
  • Administra todo o sistema de transporte urbano;
  • É responsável pelo fornecimento de ambulâncias e serviços de saúde municipais;
  • É função dele cuidar da educação infantil como, creches, pré-escolas e ensino fundamental;
  • Além da formação da guarda municipal.