Foto de Bolsonaro estampa papel higiênico vendido na Itália

Foto de Bolsonaro estampa papel higiênico vendido na Itália

Foto de Bolsonaro estampa papel higiênico vendido na Itália

Nos últimos dias um vídeo onde o rosto do presidente Jair Bolsonaro aparece estampado em rolos de papel higiênico tem viralizado nas redes sociais, a embalagem do produto ainda possui a seguinte frase, traduzida literalmente “Atenção, cheira a merda”. O registro foi feito na Itália, na cidade de Nápoles.

Outros políticos internacionais também ganharam suas versões do produto, como o presidente francês Macron, o ex-presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama e o presidente da Rússia, Vladmin Putin. 

Verdadeiro ou Falso?

A foto foi tirada do seu contexto original! O material não é comercializado na Alemanha, mas é vendido através do comércio popular de rua, na cidade de Nápoles, na Itália. Essa prática é antiga, não se limita ao atual presidente brasileiro, tampouco a políticos ou ideologias políticas! O motivo? Também são vendidos rolos com o rosto do ex-presidente norte-americano Barack Obama e o atual presidente russo Vladimir Putin. Rolos de papel higiênico com escudos de times de futebol italianos e internacionais também são vendidos! Até mesmo o jogador Cristiano Ronaldo se tornou alvo no ano passado!

Um detalhe interessante é que apenas alguns adesivos são colados em rolos de papel higiênico normais, ou seja, os rolos não são impressos dessa forma. Enfim! Eles servem basicamente como forma de protesto ou sátira.

A Suposta Origem da Foto Apresentada pelo “DCM”

Foto de Bolsonaro estampa papel higiênico vendido na Itália

A foto publicada pelo “DCM” teria surgido através de um usuário chamado Vinícius Bellemo, no Facebook, no dia 26 de julho de 2019. Segundo o usuário, uma amiga estava na cidade de Nápoles, e tirou uma foto do que estava sendo vendido por lá. Sua publicação já foi compartilhada mais de 22 mil vezes.

Alguns usuários alegaram que o papel higiênico teria sido forjado por Vinícius. Ele se defendeu publicando duas fontes, mas nenhuma delas indicava que havia a presença de rolos de papel higiênico com o rosto de Jair Bolsonaro à venda em Nápoles.

De qualquer forma, aparentemente o “DCM” divulgou a foto sem verificar, no mínimo, sua origem.

O Vídeo Provando que o Material Estava Sendo Vendido em Nápoles, na Itália

Não é preciso assistir ao vídeo para perceber que não se trata apenas do presidente Jair Bolsonaro, visto que a imagem da capa claramente mostrava rolos de papel higiênico com o rosto de Emmanuel Macron, atual presidente francês. Ele é ex-membro do Partido Socialista (2006 a 2009) e atualmente faz parte do partido “Em Marcha!”, um movimento, em princípio, progressista, fundado por ele.