DPU e MPF pedem o adiamento do Enem em ação civil pública

DPU e MPF pedem o adiamento do Enem em ação civil pública

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou com pedido de que o Exame Nacional Médio (Enem) seja adiado. A manifestação foi feita em Ação Civil Pública que também tem como autor o Ministério Público Federal (MPF). A DPU considera que a discussão do cronograma do Enem deveria levar em conta planos de contingência para eventos relacionados à pandemia.

 “Temos, agora, uma prova agendada exatamente no pico da segunda onda de infecções, sem que haja clareza sobre as providências adotadas para evitar-se a contaminação dos participantes da prova, estudantes e funcionários que a aplicarão”, ressalta.

A DPU entende que não há maneira segura para a realização de um exame com quase seis milhões de estudantes neste momento, durante o novo pico de casos de Covid-19. Portanto, requer que sejam adiadas as provas do Enem agendadas para 17 e 24 de janeiro de 2021.

“Qual será o impacto de mais um aumento exponencial de contaminações em decorrência do Enem, que não se restringirá apenas a estudantes e funcionários, mas também a seus familiares e pessoas de suas convivências, em um sistema de saúde já colapsado em muitas cidades”, alertou a peça.