Mais de 370 mil ainda não se vacinaram em Pernambuco
Mais de 370 mil ainda não se vacinaram em Pernambuco

Mais de 370 mil ainda não se vacinaram em Pernambuco

A campanha de vacinação segue até sexta-feira, para os mais de 370 mil que ainda não foram imunizados. 

Cerca de 2,2 milhões de pessoas foram vacinadas contra o vírus da gripe em Pernambuco. Após o segundo Dia D de vacinação contra a influenza, cerca de 86% do total de 2,6 milhões de pernambucanos inclusos no público-alvo da campanha receberam a imunização. O estado é o terceiro no país com o maior percentual de protegidos. Até o momento, atingiram a meta mínima de 90% os grupos formados pelos funcionários do sistema prisional, professores, indígenas, puérperas, trabalhadores de saúde e gestantes. A campanha de vacinação segue até sexta-feira (31 de maio de 2019), para os mais de 370 mil que ainda não foram imunizados. 

Na última semana da campanha, o Programa Estadual de Imunização chama a atenção, principalmente, para o grupo formado por crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias. Até o momento, foram vacinados 613 mil (81,51%), faltando mais de 139 mil. Esse foi o único grupo a não atingir meta em 2018. Além disso, dos 1.043 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) registrados em 2019, 899 (86,19%) foram em meninos e meninas abaixo dos 6 anos. Em relação aos casos de influenza confirmados laboratorialmente, 63% foram em crianças de até 4 anos, o que reforça a importância da proteção.

Podem se vacinar contra a influenza: crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, idosos (60 anos ou mais), puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas e povos indígenas. 

A imunização, que protege contra as influenzas A(H1N1), A(H3N2) e B, ainda contempla portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, que devem apresentar prescrição médica no ato da imunização, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde (MS); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Além disso, o MS orienta vacinar policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, que devem apresentar documento comprobatório no ato da vacinação, assim como os professores e profissionais de saúde.