Morre o xilogravurista J. Borges, aos 88 anos, na manhã desta sexta (26)

Morre o xilogravurista J. Borges, aos 88 anos, na manhã desta sexta (26)

Família informou que o artista faleceu de causas naturais, na casa em que morava, em Bezerros.

Morreu na manhã desta sexta-feira (26) o xilogravurista pernambucano José Francisco Borges (conhecido mundialmente como J. Borges), aos 88 anos, em sua casa e Bezerros, no Agreste do estado. De acordo com familiares, ele faleceu de causas naturais.

Autoridades lamentam a perda do artista. Em nota, a governadora Raquel Lyra se manifestou. “J. Borges levou Bezerros, o Agreste e Pernambuco para o mundo. E vai deixar uma saudade imensa. Mas a sua grandiosidade permanecerá aqui pelas mãos de seus filhos, discípulos e centenas de xilogravuras que representam tão bem a nossa cultura. Meus pêsames aos familiares e amigos”, disse.

“A força da cultura pernambucana se confunde com a trajetória de artistas como J. Borges, que, infelizmente, perdemos nesta sexta-feira. José Francisco Borges retratou como ninguém em suas poesias, cordéis e, claro, xilogravuras, nossa religiosidade, nossa alegria e também nossa bravura. Em nossos encontros, sempre fiz questão de reverenciá-lo e falar de sua importância para nossa cultura, que estará sempre presente nas nossas memórias. A J. Borges, obrigada por tudo e por tanto. Aos amigos e familiares, os meus sinceros sentimentos”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause