Nova onda de calor no Brasil começa nesta quarta-feira (8)

Nova onda de calor no Brasil começa nesta quarta-feira (8)

Uma nova onda de calor vai afetar boa parte do Brasil a partir desta quarta-feira (8). Segundo previsões do Climatempo, a massa de ar seco sobre o território nacional vai elevar as temperaturas em pelo menos 5ºC durante mais de cinco dias.

Na quarta, o tempo quente já começa a afetar as regiões sul, sudeste e centro-oeste. O norte e o oeste do Paraná, o extremo oeste de Santa Catarina e pontos do norte e do oeste do Rio Grande do Sul serão mais afetados, assim como os estados de São Paulo e Goiás. Além disso, no oeste paulista, as máximas devem ultrapassar os 37°C.

Na quinta-feira (9), as madrugadas serão quentes, sobretudo no Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso. No sudeste, a maior parte do estado de São Paulo noites com mínimas superiores a 20°C, acima de 22/24°C no oeste e no norte paulista. As regiões do Vale do Ribeira, Grande São Paulo e Vale do Paraíba também terão altas temperaturas, assim como grande parte do Rio de Janeiro.

Já na sexta-feira (10), as temperaturas aumentam no interior de São Paulo, podendo chegar a cerca de 40 °C, em especial no oeste no norte, incluindo áreas do centro. O mesmo vale para o Triângulo Mineiro, o sul de Goiás e alguns pontos do sul do Tocantins, na região norte. O calor intenso ainda se estende pelo leste de Minas e pelo Espírito Santo.

Final de semana e feriado serão quentes

No sábado (11) e domingo (12), as temperaturas podem superar os 40°C no Mato Grosso do Sul, no sul de Mato Grosso, no sul e no oeste de Goiás no Centro-Oeste. No sudeste, o Triângulo Mineiro e o interior de São Paulo, bem como o Vale do Ribeira, Grande Rio, a região dos Lagos e a região de Campos, no extremo norte do Paraná.

A onda de calor ganha força na próxima segunda-feira (13), podendo ultrapassar os 40°C também nos estados do Tocantins, Bahia, Piauí, Espírito Santo, leste de Minas Gerais. O Climatempo ainda observa a possibilidade de temperaturas acima dos 40ºC no interior de Pernambuco e em Rondônia.

Por fim, vale lembrar que as temperaturas elevadas devem continuar, pelo menos, até o próximo feriado, em 15 de novembro.