Pernambuco recebe kits da Fiocruz e vai poder detectar coronavírus em menos de 24 horas

Pernambuco recebe kits da Fiocruz e vai poder detectar coronavírus em menos de 24 horas

Em cerca de dez dias, equipes do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) poderão realizar testes em pacientes do Estado para detectar o novo coronavírus (Sars-Cov-2). O vírus é o responsável pela epidemia da doença batizada de Covid-19. A medida será possível graças à entrega ontem dos kits de diagnóstico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A expectativa do secretário estadual de Saúde, André Longo, é que seja reduzido o tempo de detecção do vírus de 72 horas para menos de 24 horas.

Pernambuco é um dos 14 Estados, além do Distrito Federal, a receber estes kits. Até então, apenas a Fiocruz e laboratórios de São Paulo, Pará e Goiás realizam o teste que detecta o vírus. Atualmente, as coletas realizadas em Pernambuco são encaminhadas de avião para análise no Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará. “A partir do momento que a gente esteja qualificado e treinado pela Fiocruz, pelo Instituto Evandro Chagas, há uma certificação deles e a gente vai fazer o exame aqui sem precisar de contraprova”, disse o secretário.

Para André Longo, o momento ainda é de vigilância para identificação de casos suspeitos o mais rápido possível. “Estamos com todas as nossas equipes trabalhando para que a gente possa identificar casos suspeitos o mais rápido possível, fazer a testagem, manter em isolamento. Quanto mais a gente puder retardar a chegada do vírus é melhor, tomando as medidas adequadas”, falou. Ele ainda ressaltou a necessidade das medidas de higiene básica, como lavar frequentemente as mãos e de forma adequada.

Diante do aumento das dúvidas sobre o novo coronavírus no mundo, gestores e coordenadores das 16 Gerências Regionais de Educação de Pernambuco participaram de capacitação ontem sobre a Covid-19, doença causada pelo vírus. As informações foram repassadas pelo secretário estadual de Saúde do Estado. Na palestra, Longo repassou informações sobre os cuidados com a enfermidade que tem feito vítimas no mundo todo.

Ao longo da semana, todas as 1.060 escolas estaduais serão orientadas a dedicar ao menos um dia para atividades ligadas ao debate sobre o coronavírus, com material de apoio (cartazes e folderes) fornecido pelo Governo de Pernambuco. Com informações FOLHAPE