A Prefeitura de Solidão, Sertão de Pernambuco, implanta programa de promoção à Saúde Mental dos solidanenses. O programa foi implantado através da Secretaria Municipal de Saúde, e demais parcerias, para oferecer uma melhor qualidade de vida aos pacientes com transtornos mentais.
O principal objetivo do programa é proporcionar melhoria na qualidade de vida, a partir de uma assistência integrada e humanizada. Para isso, a Gestão Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza um trabalho preventivo de doenças e de promoção da saúde, com intervenção clínica, física e nutricional e reinserir de volta usuários a sociedade, nos laços familiares, através de trabalhos, lazer e atividades físicas, assim como também, exercer os direitos cíveis, por que na maioria das vezes, muitos tem dificuldades para obter o BPC, e com o centro o olhar é diferenciado.

Funcionamento
Com o funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, a estrutura da Sala de Apoio do Servidor conta com uma equipe multiprofissional composta por profissionais enfermeiro, médico , técnico de enfermagem, psicólogo e nutricionista, além de suporte da equipe interdisciplinar dos diversos setores e serviços da Secretaria Municipal de Saúde.
O Centro de Saúde em Solidão, está funcionando no estilo CAPS, já que o município não contém o número populacional necessário para a implantação desse serviço, e a ideia do da criação do programa foi levada até o gestor e foi acolhida.
“O programa conta com uma equipe profissional e qualificada para desenvolver atividades em conjunto com toda atenção básica do município, e que os serviços estão prestes a serem inaugurados” disse Damiana Alves, Secretária de Saúde.
A população também conta com os serviços de nutricionista, psiquiatra e psicóloga, e os serviços funcionam três dias por semana, terça, quarta e quinta, das 08h às 14h. O centro tem como coordenadora de saúde mental, Tânia Marques.